Prêmio no Fórum de Gestão Sustentável 2017

04/08/2017 02:01

Projeto do LAPAD, laboratório ligado ao PPG-AQI, desenvolvido em parceria com Empresas do Setor Elétrico recebe Prêmio no Fórum de Gestão Sustentável 2017

O projeto Conservação da Ictiofauna no Alto Uruguai foi premiado com o 24o Prêmio Expressão de Ecologia durante o Fórum de Gestão Sustentável 2017, realizado no dia 28 de julho na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.
O projeto é desenvolvido através de uma parceria do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), da Universidade Federal de Santa Catarina, com o Consórcio Itá, o Consórcio Machadinho e a ENGIE, e envolve um conjunto de ações para conservação da ictiofauna na área de abrangência das Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho.
Os estudos se concentraram principalmente na conservação e no manejo do dourado (Salminus brasiliensis), do suruvi (Steindachneridion scriptum) e da piracanjuba (Brycon orbignyanus), espécies que são consideradas ameaçadas de extinção na região.
Esse estudo premiado é resultado de mais de uma década de pesquisa, tendo sido objeto de estudo de vários Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses, produzindo, portanto, diversas informações científicas e formando recursos humanos.

O Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia do prêmio foi divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras empresas seguissem o mesmo caminho.
Este Prêmio é a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, e tem como objetivo reconhecer as melhores práticas ambientais desenvolvidas no Sul do Brasil.
Neste ano de 2017, o Prêmio Expressão de Ecologia contou com a participação de 109 projetos ambientais das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades.


Fotos: Marcos Campos